Ciência e Tecnologia

Jovens de Itacoatiara embarcam para competir no Torneio Regional SESI de Robótica.

Temporada de Torneio de Robótica passa por Manaus nos dias 15 e 16 de Novembro.

Jovens de Itacoatiara embarcam para competir no Torneio Regional SESI de Robótica.
Foto: Itacultura Brasil
Publicado em 07/11/2024 às 15:35

Nos dias 15 e 16 de Novembro irá acontecer em Manaus mais uma etapa do Torneio SESI de Robótica First Lego League (FLL), trata-se de uma competição de exploração científica para crianças e jovens de 9 a 15 anos, que conta com a participação de escolas públicas e privadas do Estado e está em sua 12ª edição na capital do Amazonas, onde as equipes são selecionadas no âmbito regional. O torneio será realizado no Salão de Eventos dos SESI Clube do Trabalhador na Avenida Cosme Ferreira, 7399 – SÃO JOSÉ.

TORNEIO FLL

O programa FIRST® LEGO® League Challenge desafia estudantes de 9 a 15 anos a buscarem soluções para problemas da sociedade moderna a partir de um mergulho no conceito STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

Os jovens, liderados por dois adultos, técnicos da equipe, precisam trabalhar em sintonia tendo como base Valores Essenciais (Core Values) como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Seguindo regras específicas para cada temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia LEGO® SPIKE™ Prime, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.

Para participar, as equipes devem ter de 2 a 10 integrantes, que podem estar associados a uma escola, um clube, uma organização ou simplesmente ser formado por um grupo de amigos. O SESI recomenda o número mínimo de 4 competidores por equipe.

A categoria Challenge da FIRST® LEGO® League é operacionalizada, no Brasil, pelo SESI, desde a temporada 2012-2013. O programa tem ainda outras duas categorias, operacionalizadas, no Brasil, pela Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação: Discover (3 a 6 anos) e Explore (6 a 10 anos).

REPRESENTANTES DE ITACOATIARA

As equipes ROBOTIZAR e ELÉTRONS serão as representantes da Escola SESI Abrahão Sabbá de Itacoatiara, os participantes das equipes passam por um processo seletivo através de um Edital da Escola que serve como base para a formação de seus respectivos projetos de inovação baseados no tema atual. A temporada SUBMERGED DA FLL vai começar para os amazonenses!!!

EQUIPE ROBOTIZAR

PROJETO DE INOVAÇÃO

O projeto visa reduzir a quantidade de nanoplásticos e microplásticos no oceano, poluentes que trazem consequências negativas para a saúde humana e para o meio ambiente. Assim, a equipe Robotizar consultou oceanógrafos e biólogos para entender melhor o problema. Como o Rio Amazonas despeja milhões de litros de água no Oceano Atlântico, levando micro e nanoplásticos transportados pelas correntes, o projeto pretende desenvolver um filmito biodegradável a partir da semente do açaí. A expectativa é que, a longo prazo, a adoção do filmito biodegradável contribua para minimizar os impactos dos nanoplásticos e microplásticos no oceano.

EQUIPE ELÉTRONS

PROJETO DE INOVAÇÃO

O projeto intitulado “Ocean Alliance” visa desenvolver uma plataforma que centralize todas as informações sobre o oceano e conecte pesquisadores que atuam nessa área. A iniciativa surgiu a partir de entrevistas com profissionais da área, que relataram a dispersão das informações sobre o oceano na internet. Além de oferecer conteúdos especializados, a plataforma permitirá discussões sobre o tema entre pesquisadores e pessoas interessadas na área. Dessa forma, será possível que mesmo aqueles que não vivem próximos ao oceano tenham acesso a informações seguras e compreendam a importância do oceano para o planeta.

Serviço

Fotos: Edilson Bartolomeu e Yale Silva (Itacultura Brasil)

Contato: Yale Silva – 99296-4742