Lançamento

Documentário que conta a história do item 19 do Boi Caprichoso de Parintins em Itacoatiara é lançado.

Amor e Tradição pelo azul na terra da "pedra pintada".

Documentário que conta a história do item 19 do Boi Caprichoso de Parintins em Itacoatiara é lançado.
Foto: @Itacultura
Publicado em 26/08/2024 às 19:19

Na última sexta-feira (23), foi lançado no município de Itacoatiara(AM), o documentário “A Força Que Vem do Azul”, de Produção do Portal Itacultura com Roteiro e Direção de Yale Silva, aconteceu no prédio da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, e teve apoio dos cursos de História e Língua Inglesa.

O projeto conta a história da cidade de Itacoatiara destacando seus aspectos históricos, culturais e sociais através da narrativa do legado de uma família moradora da terra da Pedra Pintada (Itacoatiara) com raízes em Parintins e divulgadora de uma das maiores festas populares do Brasil através do Item 19 (Galera) do Boi Caprichoso de Parintins. O documentário é um registro audiovisual importante para para valorizar eventos e patrimônios históricos do município de Itacoatiara, como o Centro Cultural Velha Serpa, que no passado  foi um matadouro de bovinos e que tempos depois recebeu  um documentário o qual exaltava a maior manifestação folclórica do Amazonas. O legado dessa família começa pelo boi de rua até os dias atuais com a implantação do Item 19 (Galera) pela primeira vez na terra da “canção”.

“A Força Que Vem do Azul”, foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo e foi executado através do Edital de Chamamento Público Nº 006/2023 – Marinho Mamed. Para Yale Silva, que coordenou o Item 19 (Galera) do Boi Caprichoso na terra da “Pedra Pintada” durante nove anos, o desafio de produzir o curta metragem era um sonho que carregava, e assim contar toda sua trajetória e de sua família que possui origem em Parintins a Terra do Boi Bumbá, e que durante anos até os dias de atuais contribuem na divulgação da cultura popular amazonense.

O evento ainda teve a participação especial dos alunos da Escuderia Apoema da Escola SESI Abrahão Sabbá, parceiros do Itacultura que que fizeram toda a cobertura do evento, com fotos e videos.

Fotos: @itacultura

Assista o documentário: https://youtu.be/iNkkySZVszY