CESIT/UEA
CONHEÇA O PROJETO COMPUTAÇÃO NA ESCOLA PARA MULHERES:
O projeto ensina algoritmos por meio do Scratch às alunas do Ensino Médio.
Mais uma edição do projeto Computação na Escola para Mulheres da Universidade do Estado do Amazonas teve seu encerramento neste sábado (08) de Junho, o evento de confraternização e entrega de certificados aconteceu no prédio do CESIT/UEA em Itacoatiara (AM). Segundo o Coordenador em 2024, Vinícius Neves, o projeto motiva e possibilita os jovens a buscar qualificações através da computação, aprendendo programação.
O projeto vem com um diferencial, o ensino de algoritmos e lógica computacional por meio do software Scratch para desenvolver projetos de criação de jogos, histórias animadas e mídias interativas voltado exclusivamente ao público feminino. Objetivando incentivar as mulheres para a área de tecnologia da informação a ingressarem em curso superior na área de computação. É realizado um processo seletivo contendo questões de lógica matemática junto as escolas públicas para as alunas do 3º ano do ensino médio.
A iniciativa, visa aumentar, futuramente o número de mulheres graduadas na área da Computação, hoje, dominada pelo universo masculino. Também visa despertar nas mulheres o gosto pela lógica algorítmica e programação, bem como diminuir o medo que a maioria delas tem de se deparar com a área computacional.
Fotos: Yale Silva (Itacultura) e Divulgação
Assista a entrevista exclusiva: https://fb.watch/sBuC5y-f0q/