Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara – CESIT/UEA, realiza a II Semana de História.
A Semana de História conta com palestras, mesas-redondas, oficinas, apresentação de trabalhos acadêmicos e atividades culturais.
O Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara – CESIT/UEA, através do Curso de Licenciatura em História, está promovendo a II Semana de História com o tema:”O Ensino de História e a Interdisciplinaridade: Construindo Saberes”. O evento está sendo realizado desde o dia 05 e vai até o dia 07 de junho de 2024, no auditório do Centro de Tecnológico de Educação do Amazonas CETAM e na sala 02 da UEA, com programação manhã e tarde.
O evento tem como objetivo promover discussões e a reflexão sobre temas relevantes do Ensino de História e a Interdisciplinaridade no âmbito educacional e da aprendizagem, proporcionando um espaço de debates e diálogos com a comunidade local, estudantes, professores da rede pública e pesquisadores.
Visando o debate no âmbito educacional, social e histórico no município de Itacoatiara, o evento procura conectar-se com a possibilidade de discutir a educação a partir do olhar interdisciplinar com os professores em formação, acadêmicos do curso de história e professores de outras áreas do ensino. Tendo em vista compreender as relações entre o ensino de História, da História Social e a realidade de sua localidade. A II Semana de História, se faz pertinente para pensarmos a educação e construir saberes. É importante ressaltar que as práticas de extensão que valorizam o saber científico e crítico impulsionam para que a educação seja cada vez mais valorizada e discutida.
Ao abrirmos espaço para a sociedade em geral adentrar na Universidade com o empirismo, estamos priorizando o processo de ensino aprendizado. Neste intuito, a II Semana de História CESIT/UEA – O Ensino de História e a Interdisciplinaridade: Construindo Saberes, se encaminhará para discussões pertinentes, para entendermos a educação em seus diversos matizes conceituais, metodológicos, sociais e históricos, viabilizando o contato a partir de experiências vivenciadas nas universidades, escolas públicas e práticas pedagógicas nas quais a sociedade e comunidades locais também participam. Com este intuito vemos que a interdisciplinaridade tem como principal objetivo fazer com que as outras disciplinas dialoguem entre si, e, por isso, se complementem, integrando as diversas áreas do conhecimento.
Fotos: Yale Silva (Itacultura) e Divulgação
Assista a entrevista exclusiva: https://fb.watch/sy0KfIYQKd/