carnaval 2024

Banda do Cinema do Dibão abre o carnaval itacoatiarense

Tradição, Homenagens e muito folia marcaram mais uma edição da Banda

Banda do Cinema do Dibão abre o carnaval itacoatiarense
Foto: Yale Silva
Publicado em 05/02/2024 às 18:41

Na noite deste sábado (03/24) aconteceu a Banda do Cinema do Dibão dando o pontapé inicial ao carnaval no município de Itacoatiara a 270Km de Manaus. O grande público presente se divertiu com as mais variadas atrações que viraram a madrugada. Pela primeira vez o evento aconteceu na Rua Coronel Queiroz já que tradicionalmente ocorria em frente ao prédio onde está localizado o Cinema Dib Barbosa

Estiveram presentes os DJ’s Jorney Moreira, Márcio Pascarelli e Rodrigo Galvão, as cantoras Stefany Souza, Géssica Lobato, Lívia Guimarães com a participação de Júnior Simpatia e a atração que veio de Manaus, Karen Beatrys que não deixou ninguém parado. O evento é promovido pela Batucada Produções em parceria com a Star Eventos e chega a receber mais de cinco mil foliões durante sua apresentação.

Homenagem

Todos os anos como de tradição, a Banda do Cinema do Dibão homenageia uma personalidade da cultura local, em 2024 não foi diferente, o homenageado tratou-se de um dos maiores cantadores de boi-bumbá de Itacoatiara, José Alves Barros o popular (Zé Barros), nascido em 22 de março de 1924 em Itacoatiara, foi órfão desde os nove anos e assumiu a responsabilidade por sua vida.

Adquiriu habilidades viajando pela Amazônia, fundou o boi-bumbá Treme-Terra e participou ativamente de eventos culturais. Além de músico, compositor e carpinteiro, destacou-se como escultor e restaurador de imagens sacras. sua participação em eventos folclóricos perdurou até os anos de 1990.

Apesar da fama, permaneceu humilde e fiel as suas raízes religiosas e valores moraes. Faleceu em 13 de agosto de 2005, deixando um legado cultural e histórico significativo. José Barros, filho do homenageado na oportunidade foi quem representou seu pai e demonstrou grande gratidão e emoção pela iniciativa da Banda do Cinema do Dibão.

________

Fotos: Yale Silva (Portal Itacultura) e Reprodução